Segunda-feira, Outubro 14, 2024
spot_img

Novo corrector de bolsa vem dinamizar o mercado de capitais em Moçambique

O Mercado de Capitais em Moçambique já conta com um novo Operador de Bolsa. Trata-se da Mozambique International Stock Market (MISM), Sociedade e Financeira de Corretagem, SA, tendo como propósito principal dinamizar o mercado de capitais por via da intermediação das transações de valores mobiliários cotados na BVM.

Nos últimos anos, o mercado de capitais em Moçambique tem estado a expandir-se visivelmente, como resultado do aumento do número de empresas a usar a Bolsa de Valores.

Assim, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), Salim Cripton Valá, com a entrada da MISM na lista de com um total de vinte Operadores de Bolsa.

“A Mozambique International Stock Market vem para ajudar no alcance dos objectivos do mercado de capitais e volume de negociação, maior liquidez, maior profundi – dade e, sobretudo, fazer com que o mercado seja muito mais vibrante. Já existiam dezanove (19) corretoras e, com esta, passam a ser vinte (20).

Todas elas vão criar um maior dinamismo no mercado de capitais e a MISM, particularmente, vai atrair investidores chineses ao nosso mercado de capitais e isto, sem dúvidas, poderá contribuir para melhorar o desepenho da economia moçambicana”, defendeu Valá. O PCA da BVM acrescentou que sendo a MISM uma Operadora de Bolsa autónoma, ela vai também promover investidores nacionais no sentido de usarem o mercado de capitais da melhor forma e em seu benefício.

“São as corretoras que interagem directamente com as empresas e os investidores e elas têm um papel muito empresários para um melhor uso do mercado de capitais e do mercado bolsista contribuindo, deste modo, para o crescimento da economia do país”, disse Salim Valá.

Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração dirige vai apoiar os investidores moçambicanos e estrangeiros, particularmente os chineses, a cotarem-se na Bolsa de Valores de Moçambique. Mabeia acrescentou que, como Operador de Bolsa, a instituição também vai prestar apoio às Pequenas e Médias “A MISM vem para apoiar investidores moçambicanos e estrangeiros, sobretudo os chineses, a aderirem à Bolsa de Valores de Moçambique.

Como sabem, a Bolsa de Valores de Moçambique tem estado a crescer e os investidores chineses têm tido interesse em investir nas empresas moçambicanas. É neste contexto que a MISM surge para ajudar estas empresas a se juntar à BVM, facto que irá contribuir para o crescimento da economia do país”, garantiu o PCA da MISM, Victor Mabeia.

“Iremos permitir que as Pequenas e Médias Empresas, que sistema bancário, possam também se socorrer da MISM para chegar à Bolsa de Valores de Moçambique e, assim, trata de obtenção de fundos”, disse Mabeia. Participaram da cerimónia de lançamento e apresentação da MISM, membros do Governo, empresários nacionais e estrangeiros, investidores, pessoas singulares, entre outros.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...

GAFI destaca melhorias em Moçambique na luta contra o financiamento ao terrorismo

O Grupo Internacional de Acção Financeira (GAFI) elogiou o...