Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Novo material logístico do Porto de Maputo vai impulsionar operações

Numa cerimónia que contou com a presença dos principais intervenientes do sector logístico regional, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala destacou a importância do desenvolvimento do corredor de Maputo como um ponto regional importante para a África Austral.

“Não são apenas dois guindastes que inauguramos hoje. Através deles, afirmamos o nosso compromisso com o crescimento económico de Moçambique e o reforço da nossa posição como corredor comercial significativo e competitivo na região”, acrescentou o ministro.

Os recém-adquiridos guindastes Liebherr LHM 550, emblemáticos da última geração de máquinas avançadas, possuem uma impressionante capacidade de movimentação de 144 toneladas cada.

Com o novo material, a frota de guindastes móveis dentro do porto sobe para um total cumulativo de seis. A MPDC afirma que esse aumento significativo “abre caminho para capacidades aumentadas no gerenciamento de carga geral e a granel”.

Juntamente com as aquisições de guindastes, a MPDC também fez investimentos substanciais em equipamentos suplementares de movimentação de carga, como basculantes e reboques, totalizando um desembolso de capital total de US$ 25,5 milhões.

A aquisição inicial de guindastes móveis portuários pela MPDC ocorreu em 2015, seguida por um par adicional em 2018. O comunicado de imprensa enfatiza o papel primordial que esses guindastes têm desempenhado na facilitação das operações de movimentação de carga no porto.

Estas gruas vão ser alocadas nos cais 6, 7 e 9, áreas que sofreram uma profunda reabilitação e ampliação em 2022, com lâminas de água que variam entre os 15,2 e os 16 metros.

Entrevistas Relacionadas

Indicadores prudenciais e económico-financeiros da carteira móvel: M-Pesa, E-Mola e MKesh

O Banco de Moçambique (BdM) divulgou a avaliação dos...

Novo horário de trabalho proposto para Maputo visa descongestionar o trânsito

A cidade e província de Maputo poderão adoptar novos...

Lançada proposta de plano director para a aviação do país para o período de 2025 a 2037

A Autoridade de Aviação Civil de Moçambique (IACM) lançou...

Bushfire Festival 2024: Celebrando a música africana

O MTN Bushfire Festival de 2024, realizado no Reino...