Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

Novos horários laborais estão a ser avaliados pelo governo mas empresários acham prematuro

Submetida, esta segunda-feira, 5 de Junho, pelo pelouro da Indústria e Comércio do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC), a proposta vai permitir ao Executivo estabelecer melhor os horários de início e fim das jornadas laborais no sentido de produzir resultados que incidam no sistema de transporte público de passageiros.

No entanto, a Organização dos Trabalhadores de Moçambique Central-Sindical (OTM-CS), a Confederação Nacional dos Sindicatos Independentes e Livres de Moçambique (CONSILMO) e a Confederação das Associações Económicas (CTA) consideram ser ainda prematuro avançar com este modelo de horários, devido à sua complexidade em termos legais e práticos.

Estas organizações sugerem um maior envolvimento de cada sector de actividade para o acautelamento de diversos interesses.

Paulino Cossa, da CTA, fez saber que a proposta visa abranger, sobretudo, o sector formal e lembra que 90 por cento da força de trabalho na capital do país é informal, o que, no seu entender, pode não ser influenciado com a entrada em vigor da medida.

Na segunda-feira, foram, no total, oito pontos da agenda dos trabalhos, que incluiram a apresentação da proposta de decreto sobre a Comunicação de Vagas e Estágios Pré-profissionais e respectivo parecer técnico e informação relativa ao estado de ratificação da Convenção n.º 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Violência e Assédio Sexual no Trabalho.

Texto: Profile

Créditos: Diário Económico e Folha de Maputo

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...