Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Número de caixas ATM em Moçambique regista queda de 12% em três anos

Dados divulgados pelo Banco de Moçambique (BdM) apontam que o número de caixas automáticas (CA/ATM) disponibilizadas pelos bancos no país registrou uma queda de quase 12% nos últimos três anos, totalizando mais de 1500 unidades em todo o território moçambicano.

Segundo um relatório estatístico do BdM, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM) nesta Quinta-feira (4), até Outubro de 2023, o país contava com 1507 caixas ATM, em comparação com 1573 em 2022. Em 2021, o número era de 1637, enquanto em 2020 havia um total de 1710 caixas ATM em funcionamento.

O relatório do BdM não oferece explicações para esse declínio no número de caixas ATM. No entanto, o documento também revela uma redução de 25,5% no número de terminais de pagamento automático (TPA/POS), que passou de 36.541 em 2020 para 27.226 em Outubro de 2023.

Apesar dessa queda no número de caixas ATM e terminais de pagamento, o relatório indica um aumento no número de cartões em circulação, que alcançou 3,9 milhões em Outubro de 2023, principalmente de débito, em comparação com 3,1 milhões em 2020.

Os dados do BdM também destacam que, em Moçambique, estão activos 3,4 milhões de cartões de débito, 124 mil cartões de crédito e 264 mil cartões pré-pagos. O país conta actualmente com 15 bancos comerciais, 12 micro-bancos, além de cooperativas de crédito e organizações de poupança, entre outras instituições financeiras.

Esses números refletem mudanças significativas no cenário bancário e de serviços financeiros em Moçambique, sendo um reflexo das transformações no uso de serviços bancários e financeiros pela população e pelas empresas do país.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...