Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Os principais negócios de energia em Moçambique avançam com grande apoio da U.S. International Development Finance Corporation

Em 9 de setembro, o Conselho de Administração da International Development Finance Corporation (DFC) dos Estados Unidos aprovou um empréstimo de até US $ 200 milhões para a Central Térmica de Temane e concordou em fornecer até US $ 1,5 bilião em seguro contra riscos políticos para apoiar a comercialização de gás natural reservas na Área 4 da Bacia do Rovuma em Moçambique.

Juntos, os dois acordos representam um investimento substancial dos Estados Unidos que irá melhorar o acesso à energia, lançar as bases para o crescimento transformacional em Moçambique alimentado pelo sector de gás natural e cumprir a promessa dos EUA da Prosper África anunciada no ano passado em Maputo para aumentar Investimento dos EUA na África.

O empréstimo da DFC de até US $ 200 milhões à Central Térmica de Temane (CTT) financiará o desenvolvimento, construção e operação de uma usina de 420 megawatts e uma linha de interconexão de 25 quilómetros, que diversificará o fornecimento de energia do país e reduzirá o custo de electricidade.

Como cerca de 33% da população de Moçambique tem acesso à electricidade, este projecto ajudará Moçambique a avançar em direcção ao seu objectivo de alcançar o acesso universal à energia até 2030.

A provisão da DFC de US $ 1,5 bilião em seguro de risco político apoiará o desenvolvimento, construção e operação de uma planta de liquefação de gás natural em terra, juntamente com instalações de apoio.

Este projecto de energia proporcionará um impulso significativo ao PIB de Moçambique, uma vez que o país surge como um dos maiores exportadores de gás global. Combinado com parcerias voltadas para o futuro entre o governo e o sector privado – o projecto tem potencial para fazer a economia crescer para atender às necessidades dos moçambicanos.

Entrevistas Relacionadas

EDM revela crescimento de 9% na exportação de energia em 2023 para países vizinhos

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou que...

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique...

Delegação Japonesa avalia impacto ambiental e social do Projecto Mphanda Nkuwa

O Governo do Japão, por meio da Agência Japonesa...

Inaugurado o Projecto de Energia de Beluluane em avanço rumo ao desenvolvimento sustentável

Assinala-se um marco significativo para Moçambique, com a inauguração...