Domingo, Julho 13, 2025
spot_img

Pedro Cossa é o novo CEO da Bolsa de Valores de Moçambique

Pedro Frederico Cossa, de 41 anos, foi recentemente nomeado Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) durante a Assembleia-Geral realizada em 12 de março de 2025, na cidade de Maputo. Com uma carreira iniciada na BVM em 2009, Cossa ocupou diversos cargos de liderança, incluindo o de Director-Adjunto de Operações. Em julho de 2024, assumiu o cargo de Administrador Financeiro da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento da Cidade de Maputo. Ademais, desde 2016, exerce a função de docente universitário e preside a Associação Moçambicana de Economistas (AMECON), contribuindo significativamente para o desenvolvimento do sector económico em Moçambique.

Especialista em Economia de Desenvolvimento, Cossa possui mestrado na área pela Universidade Eduardo Mondlane e é licenciado em Gestão e Finanças pelo Instituto Superior de Transportes e Comunicações. Seu compromisso com a educação contínua é evidenciado por certificações adicionais em Literacia Financeira pela Universidade de Pretória, Mercados Financeiros pelo Instituto de Formação Bancária de Portugal e o First Certificate in English pela Universidade de Cambridge.

Entre 2015 e 2020, Cossa serviu como deputado na Assembleia da República de Moçambique, integrando a Comissão de Defesa, Segurança e Ordem Pública. Foi também Secretário-Geral da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) e desempenhou funções de administrador financeiro e de recursos humanos na Empresa Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento (EMME).

Com uma sólida trajectória em economia, mercados financeiros e políticas públicas, Cossa tem se dedicado à formação de profissionais, lecionando disciplinas como Sistemas e Mercados Financeiros e Gestão Empresarial. Sua abordagem analítica e estratégica, aliada à experiência prática em governança, permite-lhe agregar valor a iniciativas que promovam a inovação e o progresso do sector económico moçambicano.

Além de sua actuação no sector económico, Cossa demonstra uma forte paixão pela promoção de um ambiente sustentável por meio da mobilidade suave. Acredita que a adoção de soluções de transporte sustentáveis, como bicicletas elétricas, pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, na redução do impacto ambiental e na construção de cidades mais inclusivas e eficientes.

 

Noticias Relacionadas

O percurso de Augusta Maíta na alta Administração do Estado

Augusta de Fátima Charifo Maíta nasceu a 24 de...

Moçambicano João Papel eleito vice-presidente do comité mundial de ciência e tecnologia

O moçambicano João Filipe Papel foi eleito vice-presidente do...

Paulo Varela, referência estratégica na liderança da Galp em Moçambique

Com uma carreira consolidada de mais de 30 anos,...

Gustavo Cruz: Perfil de uma liderança estratégica

Gustavo Cruz: Perfil de uma Liderança Estratégica ao Serviço...