O Governo moçambicano estima que o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) atinja os 5 mil milhões de dólares em 2025, o que representa um crescimento superior a 40% em relação ao ano anterior. A previsão consta na proposta do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2025, actualmente em debate na Assembleia da República.
Segundo o documento, elaborado pelo Executivo liderado por Daniel Chapo, o incremento no IDE será impulsionado pela retoma de grandes projectos energéticos na bacia do Rovuma, com destaque para a reconstrução da unidade de liquefacção de gás da TotalEnergies e a instalação da segunda plataforma flutuante da Eni, ambas em Cabo Delgado.
Em 2024, o Banco de Moçambique reportou uma entrada de 3,5 mil milhões de dólares em IDE, um aumento de 41,5% face aos 2,5 mil milhões registados em 2023. Em 2022, os investimentos estrangeiros totalizaram 2,4 mil milhões de dólares, enquanto o pico foi alcançado em 2021, com 5,1 mil milhões.
Na altura, o banco central apontou a crescente confiança dos investidores internacionais como principal motor deste desempenho, destacando Moçambique como um pólo estratégico para investimentos energéticos na África Austral.
O Executivo já havia projectado, em 2024, que o IDE poderia atingir os 4,7 mil milhões de dólares, sustentado pela expansão do sector do gás natural liquefeito (GNL), valor que não chegou a ser alcançado.
A proposta do PESOE 2025, aprovada na semana passada pelo Conselho de Ministros, prevê um orçamento de 512,7 mil milhões de meticais (equivalente a 7,9 mil milhões de dólares), com metas macroeconómicas que incluem um crescimento do PIB de 2,9% e uma inflação média anual de 7%.
O documento também antecipa uma arrecadação de receitas no valor de 385,8 mil milhões de meticais (5,9 mil milhões de dólares), que deverão sustentar a execução das acções prioritárias do Governo ao longo do próximo ano.
O PESOE é o principal instrumento de programação do Executivo, definindo metas económicas, sociais e fiscais, bem como os recursos necessários para sua implementação.