- Anúncio-spot_img

PIB Moçambicano chega a -1.09% no III Trimestre

Análise de Mercado

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) o Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm) teve um desempenho de -1.09% no III Trimestre de 2020.

A comparação é feita com igual período do ano anterior.

Apesar de ter sido negativo, este desempenho representa uma recuperação na economia, visto que a queda foi de 3.25% no trimestre anterior do mesmo ano.

Esta variação negativa foi influenciada pelo desempenho de ramos como a indústria extractiva (-16.21%) e hotelaria e restauração (-31.42%).

Entretanto, a indústria extractiva não foi a única com desempenho negativo no sector primário. O ramo da pesca registou -2.83%.

Para além dos supracitados, os ramos de serviços financeiros (-1.89) e transportes e comunicação (-1.18%) também tiveram uma fraca actividade.

Variações positivas

Nem tudo foi negativo durante o período em análise. O sector da agricultura, por exemplo, teve um desempenho melhor -3.19% – que o III trimestre de 2019.

O ramo da Electricidade, Gás e Distribuição de Água teve uma subida de 4.06%.

Estes dados publicados pelo INE reforçam os resultados do PMI (Purchase Managers’ Index) do Standard Bank.

Tais resultados mostraram um aumento das actividades económicas, mostrando uma recuperação da economia apesar de, ainda assim, não estar em níveis desejáveis.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -