O fim de uma carreira profissional não precisa significar o fim de rendimentos do profissional. Sabe o que são fundos de pensões? Saiba o que são e entenda como estes produtos financeiros podem ser uma boa solução de investimento para a reforma.

Os fundos de pensões consistem num formato de investimento a médio ou longo prazo do qual os trabalhadores tomam parte. Estes fundos surgiram lá pelos finais do século XIX nos EUA e eram serviços financeiros providos por uma firma ao público.

Actualmente, os fundos de pensões apresentam-se como algum tipo de apoio à reforma, acordada por instituições e grupos de trabalhadores que aderem voluntariamente. Os Fundos de Pensões não têm por objectivo substituir a segurança social obrigatória do INSS, mas complementar o rendimento dos trabalhadores reformados.

Em Moçambique, o Governo aprovou em Junho de 2009 o regulamento da Constituição de Fundos de Pensões, no âmbito da Segurança Social Complementar e, seis meses depois estabeleceu os princípios gerais da política de investimento e definiu as normas contabilísticas dos Fundos.

Os Fundos de Pensões vão ganhar uma maior relevância no mercado nacional com a entrada de um novo player: o Standard Fundo de Pensões cujo lançamento tem lugar esta quinta-feira (10 de Fevereiro) na Cidade de Maputo. O Standard Fundo de Pensões é uma sociedade gestora subsidiária do Banco Standard Bank e oferece ao público serviços de fundos destinados a empresas e particulares. Para Agnaldo Mavera, director executivo da instituição, o fundo funcionará como um mecanismo de apoio à reforma e tem como objectivo salvaguardar e garantir que os beneficiários tenham uma qualidade de vida sustentável. Os serviços do Fundo comportam administração dos fundos por via de oferta digital, dando mais celeridade e flexibilidade, gestão de investimentos e assessoria de investimento.

A constituição de fundos de pensões em Moçambique é tutelada e regulada pelo Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM). Segundo o relatório publicado pela instituição em Setembro de 2021, até ao ano de 2020 estavam constituídos no país 11 fundos de pensões sob gestão de 6 entidades, havendo 11, 595 membros activos e 1,779 pensionistas.

Conheça abaixo as entidades e as denominações de Fundos de Pensões em Moçambique:

FONTERelatório Anual de Actividade Seguradora de 2020 (ISSM, 2021).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui