google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Segunda-feira, Julho 7, 2025
spot_img

Porto da Beira projecta duplicar volume de carga anual manuseada

Até o momento, decorre a instalação de mais de duzentas câmaras de alta tecnologia para o controlo das operações portuárias e para melhor dar resposta à demanda.

Com a montagem destes aparelhos, o manuseamento de carga durante a noite fica mais facilitado, segundo Miguel de Jenga, director de Operações da Cornelder de Moçambique, empresa que gere o Porto da Beira.

Miguel de Jenga afirmou que o Porto da Beira, processo de modernização e ampliação, tem vindo a assumir-se como um centro determinante do ponto de vista de navegação marítima a nível continental.

O Porto da Beira está localizado estrategicamente no centro do país, liga directamente, quer por via rodoviária ou ferroviária, os principais mercados do hinterland da África Austral, o Zimbabwe, Malawi, a Zâmbia, Botswana, a República Democrática do Congo e outras rotas do comércio internacional.

No local encontra-se um terminal de contentores, dos mais modernos na região. As infra-estruturas abarcam um cais de 645 metros de comprimento e uma profundidade de 12 metros. O Terminal possui 4 pórticos porta-contentores navio-terra, dois dos quais com capacidade de 65 toneladas de carregamento.

O Porto comporta, igualmente, um terminal de carga geral, que compreende 4 cais com um comprimento total de 670 metros e uma profundidade de 9.5 metros.

O terminal tem o potencial de responder a vários propósitos e está devidamente equipado para manusear várias cargas a granel. Há também, no local, o terminal de cereais com capacidade de 50 mil toneladas de armazenamento.  O trigo e o milho são os produtos mais comuns manuseados anualmente pelos utilizadores do terminal.

 

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...