O Porto de Maputo vai iniciar, na próxima semana, as obras de requalificação do Portão 1, de acesso a pesados, orçadas em mais de dois milhões de dólares americanos, que inclui todas as obras de requalificação da cintura portuária.
O projecto surge no âmbito da assinatura de um memorando de entendimento entre a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) e o Conselho Municipal de Maputo, em Agosto de 2020, com o objectivo de realizar diversas obras de infra-estrutura com vista a reabilitar, organizar, dinamizar e requalificar a cintura portuária.
Segundo o jornal Domingo, as obras iniciaram no último trimestre de 2020 com a requalificação da cintura portuária ao longo da Av. Mártires de Inhaminga e a construção de um terminal rodoviário na Av. Zedequias Manganhela para a alocação dos autocarros que antigamente congestionavam a Praça dos Trabalhadores.
As obras estão a entrar na fase conclusiva com a requalificação do acesso para camiões de carga e descarga, na zona adjacente ao bairro Luís Cabral.
Trata-se de uma obra que irá ajudar não só a mitigar problemas de congestionamento na N4, como proporcionar melhores condições de trabalho aos camionistas que acedem ao porto.
Refira-se que, no próximo mês, o Porto de Maputo apresentará publicamente o seu novo plano-director que prevê, entre outros, um aumento da capacidade de manuseamento dos actuais 32 para 42 milhões de toneladas por ano.