Logística portuária avança em Nacala

Nos três terminais do porto, de contentores, carga geral e graneis líquidos, houve registo global de 646 816 toneladas métricas, contra as 583 107 toneladas em igual período de 2022, representando um crescimento de 10,9 por cento.

Induna afirmou que “o aumento do movimento de navios obrigou a direcção da instituição a dedicar exclusivamente um cais para contentores, permitindo que a linha de navegação de Moçambique aumentasse o número de escalas”.

A respeito das queixas dos empresários sobre o roubo de suas mercadorias no porto, Neimo Induna garantiu que a situação está controlada, graças à introdução de medidas adicionais.

“A segurança do porto de Nacala poderá melhorar nos próximos dias, com a finalização das vedações e portões do recinto portuário, bem como a instalação de câmaras de segurança”, afirmou.

O responsável pelo porto revelou que a conjuntura internacional, sobretudo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, está a impactar o mercado global e a cidade de Nacala, em particular, pois a importação do trigo a granel e dos fertilizantes ficou afectada, ainda que alguns clientes tenham encontrado alternativas para o problema.

Relacionado  Terminal da Matola recebe segundo comboio de carvão do Botswana

O aumento de escalas de navios porta-contentores deve-se ainda à redução do frete a nível global, bem como ao facto de não haver mais escassez de contentores, explicou Induna.

FONTEDiário Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui