Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Preço de castanha de caju fixado em 35 meticais por quilo

Assim, o quilograma da castanha de caju em bruto deverá ser adquirido ao produtor ao preço de 35 meticais, valor relativamente baixo em relação ao praticado na última campanha, que era 37 meticais.

Aliás, o preço da campanha anterior (37 meticais) era de consenso dos produtores ao se ponderar todos os custos inerentes à produção (que envolvem, entre outros, serviços, insumos e mão-de-obra) e a margem de lucro, fixada em 15 por cento, de acordo com a lei moçambicana.

Em representação dos produtores da castanha de caju, Ilídio Dias afirmou que, apesar de o preço não satisfazer a classe, esta acabou cedendo depois de ter ponderado a dinámica do mercado.

“De princípio não houve consenso, mas os produtores acabaram cedendo dos 37 para 35 meticais. Por isso, não diría que estamos satisfeitos, porque até os 37 meticais não respondiam aquilo que é o custo real do produto”, disse Dias.

O Governo, através do director do Instituto Nacional de Amêndoas, Ilídio Bande, disse que o preço foi fixado com base nas condições do mercado internacional.

Assegurou que, quando a campanha de facto iniciar, o mercado poderá “elucidar melhor” sobre a eficácia ou não do preço fixado.

Actualmente, a índia e o Vietname são tidos como os principais destinos da castanha de caju, e que, por isso, são eles que exercem grande influência sobre os preços praticados no mercado.

Em Moçambique, a produção do caju é considerada estratégica para a economia, tendo em conta que é fonte de renda para mais de 1,4 milhão de pequenos produtores, além de gerar outro tipo de serviços, como, por exemplo, a pulverização.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...