O Ministro da Economia e Finanças, revelou que a primeira exportação do projecto da central de produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) no mar, na bacia do Rovuma, está prevista para o início de Outubro. Max Tonela falava à margem dos encontros anuais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em Acra.

“A plataforma já está nas águas moçambicanas. Está em processo de instalação e ligação aos seis poços. Nós esperamos que a produção comece de forma gradual (…) e que a primeira operação de exportação aconteça no início do mês de Outubro deste ano”, altura em que a plataforma estará já a operar na sua capacidade total.

Segundo Tonela, este avanço “vai contribuir já para o aumento das receitas, sobretudo das exportações”. Sobre o processo interrompido pela ação terrorista, o ministro disse que “há trabalho a correr com os concessionários, o Governo mantém um contacto permanente”.

O projecto do Rovuma, liderado pela Total, era o maior investimento privado em África até ser suspenso em março devido aos ataques armados em Cabo Delgado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui