Home Indústria Extractiva Mineração Produção crescente de ouro atrai desejo de implantar refinarias no país

Produção crescente de ouro atrai desejo de implantar refinarias no país

O aumento dos níveis de produção de ouro está a atrair investidores interessados na instalação de unidades de refinaria nalgumas províncias do país, garante a Unidade de Gestão do Processo Kimberley do o Ministério dos Recursos Minerais (MIREME).

A título de exemplo, Moçambique produziu no ano passado, pela primeira vez desde a independência nacional, 1260 quilogramas de ouro, contra 800 em 2021.

Como resultado da disponibilidade da matéria-prima, há cada vez mais empresários que contactam as autoridades para manifestar o interesse em instalar refinarias de ouro, sobretudo nas províncias de Manica e Nampula.

“O que sucede é que uma refinaria precisa de ser alimentada e, se não há disponibilidade de matéria-prima, não pode haver investimento nesta área. No passado houve tentativa de montagem duma refinaria no distrito de Manica, na província do mesmo nome, mas o projecto parou exactamente porque não havia, na altura, matéria-prima suficiente”, detalhou.

Para o ano de 2023, as projecções de produção de ouro nos país apontam para entre uma tonelada e meia e duas que, a se concretizar esse desejo, será um recorde, a avaliar a produção abaixo disso nos últimos anos.

A Unidade de Gestão do Processo de Kimberley dissera, anteriormente, que o crescimento da produção resulta do fortalecimento das medidas de controlo da actividade, incluindo o rastreio da produção dos metais preciosos, diamantes e gemas.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version