Home Notícias Economia Projectos energéticos sustentam perspectivas de crescimento na ordem de 3,0%

Projectos energéticos sustentam perspectivas de crescimento na ordem de 3,0%

As perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), continuam alinhadas com as projecções do Governo que apontam para uma recuperação da actividade económica com efeito num crescimento na economia na ordem de 3,0%.

Segundo o Banco de Moçambique (BM), este crescimento será sustentado pelo arranque de projectos energéticos em Temane, província de Inhambane, e na bacia do Rovuma, província de Cabo Delgado.

Um aspecto particular é a retoma do apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Moçambique, que vai ajudar a reforçar o Orçamento do Estado, aliviar a dívida pública e a pressão sobre a taxa de câmbio, algo que poderá concorrer para uma recuperação  rápida da economia.

Emílio Rundo do Banco de Moçambique, explicou que a estabilidade do Metical face ao dólar, que tem levantado questionamentos, está a ocorrer um conforto relativo no mercado cambial que concorre para a estabilidade da taxa de câmbio, fundamentalmente explicado pela confiança e fluidez de divisas, traduzido por um equilíbrio na procura e oferta.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version