A informação foi partilhada durante a Assembleia-Geral Ordinária da empresa, realizada a 28 de Abril na cidade de Maputo. Durante a reunião, a EDM apresentou o ponto de situação da implementação dos projectos existentes e aprovou o relatório e contas do exercício económico de 2022.

De acordo com o documento, a empresa superou o fornecimento de energia eléctrica no sistema eléctrico, fornecendo 8,146 GWh em 2022 em comparação aos 7,694 GWh fornecidos em 2021, representando um crescimento de 6%. Além disso, a EDM registou um crescimento de 5% na exportação de energia, totalizando 1,730 GWh em 2022. A energia consumida no país aumentou em 8%, passando de 4,274 GWh em 2021 para 4,621 GWh em 2022.

O PCA da empresa, Marcelino Alberto, afirmou que apesar dos ciclones Ana e Gombe terem afectado as regiões centro e norte do país no ano passado, causando vandalização do material eléctrico e roubo de energia, a EDM terminou o ano de 2022 mais resiliente.

Alberto frisou que a empresa pretende consolidar a sua liderança no negócio de energia eléctrica na África Austral nos próximos anos, olhando para a evolução dos projectos de construção da Central Térmica de Temane (CTT) e da linha de transporte de 400kV. A empresa pretende adoptar uma cultura organizacional que incentive a produtividade, trabalho em equipe e superação de metas.

Relacionado  Electricidade de Moçambique

No que diz respeito às dívidas dos clientes, a EDM conseguiu recuperar 23,5 milhões de dólares da Zâmbia Electricity Supply Corporation (ZESCO) e da Zimbabwe Electricity Supply Authority (ZESA), contribuindo para reduzir o stock geral da dívida em 12%, de 2021 para 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui