Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Samsung Heavy Industries pretende construir a plataforma flutuante na Bacia do Rovuma

Moçambique está prestes a dar um passo significativo na indústria de gás, com a construção da segunda plataforma flutuante para extracção de gás liquefeito na Bacia do Rovuma. Um acordo firmado entre a Samsung Heavy Industries, da Coreia do Sul, e o Governo moçambicano durante a visita do Presidente Filipe Nyusi ao país, foi anunciado pelo jornal O País nesta Segunda-feira, 3 de Junho.

O encontro entre Filipe Nyusi e o vice-presidente da Samsung Heavy Industries, Young Kyu Han, resultou na decisão de construir a segunda plataforma flutuante de exploração de gás liquefeito, seguindo o sucesso da primeira plataforma já instalada em Cabo Delgado.

A nova plataforma, construída em colaboração com a Technique da França e a JDC do Japão, terá uma capacidade anual de produção de 3,4 milhões de toneladas métricas. No entanto, o início das obras está sujeito à aprovação dos planos de desenvolvimento pelo Governo de Moçambique.

O vice-presidente da Samsung Heavy Industries expressou sua expectativa em relação à aprovação dos planos de desenvolvimento, indicando que, se aprovados neste semestre, a construção da plataforma poderia começar já no terceiro trimestre de 2024.

Além da construção da plataforma, outras possibilidades de cooperação entre a Samsung e Moçambique foram discutidas, com foco na indústria pesada. A Samsung, uma empresa renomada na construção naval e de plataformas flutuantes, demonstrou interesse em expandir sua presença no país.

O encontro entre o Presidente Nyusi e representantes da DAEWO, também envolvidos no projecto de exploração de gás, e da Kogas, empresa parceira na Área 4 da bacia do Rovuma, demonstra o compromisso contínuo de Moçambique em promover investimentos e desenvolvimento no sector de energia.

Entrevistas Relacionadas

TotalEnergies assina acordo de segurança com empresa ruandesa para projecto em Cabo Delgado

Uma empresa de segurança apoiada pelo partido no poder...

Moçambique recebe investimento de $179 milhões dos EUA para energia renovável

Os Estados Unidos da América, por meio da US...

ENH certifica mais empresas para indústria do petróleo e gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), através do projecto...

 Demanda por petróleo pode atingir novos recordes em 2024, prevê EIA

A Administração de Informações sobre Energia dos Estados Unidos...