O Standard Bank procedeu, recentemente, com a oferta de um total de cinco mil máscaras reutilizáveis, para a prevenção da Covid- 19, nos orfanatos e lares de idosos, bem como nas zonas de maior concentração de pessoas carenciadas, nas províncias de Cabo-Delgado e Nampula.
Na província de Nampula, foram contemplados a cidade de Nampula e os distritos de Nacala e Ribáuè, enquanto em Cabo Delgado, o donativo beneficiou à cidade de Pemba e os distritos de Balama e Palma.
De acordo com Jair Ismael, representante do Standard Bank, em Nampula, esta iniciativa tem por objectivo reduzir o máximo possível os índices de transmissão comunitária, apoiando as pessoas mais carenciadas e vulneráveis na prevenção desta doença, de modo a conter a sua propagação e evitar focos de contágio. Esta oferta, conforme enfatizou, se enquadra na estratégia de responsabilidade social do banco.
Trata-se do prosseguimento de um conjunto de acções, que tiveram início em Junho, com a oferta ao Ministério da Saúde de equipamento médico, nomeadamente luvas cirúrgicas, óculos, fatos de protecção descartáveis e máscaras para o pessoal médico. A oficial de programas da Aldeia de Crianças SOS em Pemba, Rosa Dias, uma das instituições beneficiárias, referiu que as máscaras doadas pelo banco constituem uma grande ajuda, uma vez que vão contribuir para a prevenção da Covid-19.
Refira-se que, as máscaras ora doadas foram encomendadas a Pequenas e Médias Empresas (PMES) moçambicanas, envolvendo alfaiates locais, com vista a garantir negócio neste tempo de pandemia, em que várias empresas estão a encerrar as suas actividades.