O Banco de Moçambique já obteve resposta do Standard Bank à sua notificação sobre os três processos de contravenção que pesam sobre a instituição bancária, que ditou a sua suspensão em todas as actividades de conversão de moeda estrangeira no mercado cambial.
O prazo para a resposta terminou este sábado. Importa lembrar que um dia após receber o documento do banco central, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Standard Bank, Tomaz Salomão, falou sobre a incidência da notificação, tendo avançado que há também dois funcionários notificados.
Entretanto, o jornal O País diz saber que os referidos funcionários são o administrador delegado, Chuma Nwokocha e o director de câmbios, Carlos Madeira, suspensos pelo regulador do sistema financeiro por precaução e para dar espaço para a continuidade das investigações ao banco comercial.
Até aqui, o Banco de Moçambique não falou sobre a resposta dada pelo Standard Bank, nem sobre a continuidade ou não da suspensão do banco em todas as actividades de conversão de moeda estrangeira.