Quarta-feira, Maio 8, 2024
spot_img

Syrah Resources faz 18 toneladas de grafite nos últimos três meses

A Syrah Resources informou, na terça-feira, que a produção de grafite nos três meses até Setembro atingiu 18 toneladas no seu projecto de Balama, em Moçambique, acima das 15 toneladas produzidas no trimestre que terminou em Junho passado.

Segundo informa o site Mining Weekly, a campanha de produção decorreu durante 32 dias até ao final do trimestre. A acção continuou até Outubro de 2023, para aumentar as posições de inventário de produtos acabados, dadas as melhores condições de mercado.

As operações de Balama foram interrompidas no início do trimestre, aguardando uma melhor demanda do mercado por produtos de grafite natural de Balama. No final do trimestre, a Syrah Resources havia implementado todas as medidas identificadas para o modo de operação de Balama, descrito no relatório de actividades trimestrais de Junho de 2023.

Os custos C1 de Balama para a campanha de produção em setembro de 2023 foram de cerca de 484 dólares por tonelada e foram maiores do que a orientação, devido ao aumento do preço do diesel desde Março de 2022, produção inferior à meta de cerca de 33  dólares por tonelada e recuperação inferior à meta.

Os custos fixos C1 para o período de paragem foram de cerca de 4 milhões de dólares por mês, em média, com custos variáveis adicionais de mineração e logística de produtos de cerca de 1 milhão de dólares por mês na preparação para a campanha de produção e para as vendas de produtos em curso.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...