Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira (1), que a taxa de juro de referência para as operações de crédito no País vai descer para 22,30% em Maio, sendo esta a quarta queda em cinco meses.
“Desde 2018 que esta taxa, conhecida como ‘prime rate’, estava em queda, até ao mínimo de 15,5% em Fevereiro de 2021. Meses depois, a tendência inverteu-se e a taxa começou a subir até atingir 23,50% em Abril do ano passado, tendo aumentado para 24,10% em Julho, e mantendo-se em todos os meses seguintes”, explicou uma publicação da Lusa. Entretanto, em Janeiro de 2024, a taxa voltou a descer, após seis meses consecutivos em máximos de 24,10%, tendo-se fixado nos 23,50% em Fevereiro, descendo em Março para 23,10%, em Abril para 22,70%, e agora em Maio para 22,30%.
Os aumentos da ‘prime rate’ têm estado associados à subida da taxa de juro de política monetária (taxa MIMO, que influencia a fórmula de cálculo da ‘prime rate’) pelo banco central, no sentido de controlar a inflação.
Recentemente, o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu voltar a descer a taxa de juro de política monetária, para 15,75%, tendo em conta a “consolidação das perspectivas de inflação em um dígito, no médio prazo, num contexto em que a avaliação de riscos e incertezas associados às projecções continua favorável”. A criação da ‘prime rate’ foi acordada em 2017 entre o banco central e a AMB para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.
Na altura, foi lançada com um valor de 27,75%. O objectivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, “acrescida de uma margem (‘spread’), que será adicionada ou subtraída à ‘prime rate’ mediante a análise de risco” de cada contrato.
Fonte: Diário Económico

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...