Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Tendências do Mercado de Trabalho, segundo Graça Machel

A empregabilidade tem sido um dos maiores problemas sociais que os jovens Moçambicanos enfrentam na actualidade. De acordo com os dados fornecidos pelo Banco Mundial, existem em Moçambique 7,18% de jovens desempregados, entre 1991 e 2019, número que cresceu com certeza com a pandemia e insurgência em Cabo Delgado.

Os jovens enfrentam diariamente dificuldades para ingressar no mercado de trabalho, umas vezes porque existem de facto poucas oportunidades para tantos jovens, outras vezes pela fraca experiência e conhecimento acerca do processo de selecção das empresas.

Ao longo de vários seminários e intervenções públicas, Graça Machel transmitiu lições que não apenas impactam mulheres e crianças vulneráveis, grupos marginalizados e em situação de risco, vítimas de conflitos, mas também oferece orientações valiosas para jovens em busca de desenvolvimento profissional e para quem deseja mudar de carreira.

A seguir, destacamos cinco áreas promissoras no mercado de trabalho, nas quais os jovens podem encontrar oportunidades rumo ao desenvolvimento sustentável e a um mundo melhor:

1. Saúde

Graça Machel frequentemente aborda questões relacionadas ao HIV e à saúde sexual feminina. Profissionais da saúde, psicólogos e sociólogos são altamente demandados por ONGs e embaixadas para diversos projectos ligados à saúde. Essa é uma excelente oportunidade para uma mudança de carreira com impacto significativo nas causas sociais.

2. Advocacia e Consciencialização

Graça Machel ressalta a importância de mais pessoas advogarem por organizações e causas sociais em nosso contexto. O trabalho de advocacia e consciencialização envolve a defesa de causas sociais por meio de acções legais e políticas públicas, educando e informando a sociedade sobre questões relevantes, como direitos humanos, meio ambiente, saúde e educação. Oportunidades para profissionais nessa área estão sendo amplamente divulgadas por várias ONGs e embaixadas.

3. Género e Empoderamento Feminino

A intervenção de Graça Machel destaca a necessidade de uma actuação forte em questões de violência baseada no gênero e no aprimoramento de políticas de género nas organizações. Profissionais de comunicação, jornalismo, entre outros, podem encontrar colocação em grandes ONGs, associações, embaixadas e grandes empresas.

4. Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

Graça Machel é uma defensora destacada nesta área, tendo recebido prémios importantes por seu trabalho. Trabalhar em ONGs e impactar a sociedade é uma óptima oportunidade para profissionais interessados nesse campo.

5. Economia e Negócios

Graça Machel tem promovido amplamente a importância desta área. Durante o Fórum Mulheres na Economia, ficou claro que profissionais em áreas como bancos, contabilidade, finanças, empreendedorismo e negócios podem ser agentes de mudança social por meio de seu envolvimento em actividades comerciais. Diversas instituições estão em busca desses profissionais para impulsionar o desenvolvimento económico das mulheres.

E então, com qual dessas áreas se identifica? O que está faltar para iniciar seu projecto de mudança de carreira?

Breve Perfil

Antiga primeira-dama de Moçambique e presidente da The Graça Machel Trust é também co-fundadora e vice-presidente do The Elders, um grupo independente de líderes globais que trabalham em conjunto pela paz, justiça e direitos humanos.

Saiba mais em: Graça Machel Trust

Por: Juraci Langa e Simão Djedje

Entrevistas Relacionadas

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...