- Anúncio-

Tmcel calcula recuperar-se da crise em 2024

Análise de Mercado

A empresa de telefonia móvel, Moçambique Telecom (Tmcel) antevê sair da crise financeira herdada das extintas Moçambique Celular (Mcel) e Telecomunicações de Moçambique (TDM) num período de três anos.

Para o efeito, em Média breakfast havida semana finda, em Maputo, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Tmcel, Mahomed Rafique, disse que a empresa vai apostar em nova tecnologia de telecomunicações e melhoria do serviço.

Nesse contexto, Rafique avançou o lançamento, em breve, da tecnologia LTE 5G e a expansão do actual 4G (LTE) para o resto do país. O gestor anunciou também o relançamento da carteira móvel Mkesh, totalmente actualizada, prevendo dispor de diversas funcionalidades, parte das quais inovadoras para o mercado.

O PCA da Tmcel apontou também estar-se, igualmente, em vias de arranque do projecto de instalação de 3.6 mil km da rede de fibra óptica, em todo o país, no contexto da transformação da Tmcel em empresa digital.

A empresa diz estar ainda a investir perto de 7 milhões de USD na modernização do sistema de facturação, em parceria com Erickson, empresa de origem sueca.

“A nossa previsão, mesmo com a Covid-19, efeito de suspensão de investimento na área de exploração do gás natural, nomeadamente pela ExxonMobil e Total, nós vamos precisar de três anos para começar a produzir lucros”, afirmou Rafique.

O PCA da Tmcel sublinhou, porém, que, mesmo com a entrada em funcionamento dessas tecnologias de ponta, a empresa irá precisar de tempo para recuperar o investimento aplicado, actualmente acima de 30 milhões de USD.

“Portanto, mais três anos, nós vamos começar a ganhar dinheiro. Produzir lucro é importante, mas, mais do que isso, é trazer permanentemente a tecnologia de ponta para o país, de modo que os moçambicanos se possam beneficiar daquilo que se oferece no mercado em tecnologia”, sublinhou.

A Tmcel existe desde 2019, ano em que definitivamente se fundiram as empresas TDM e Mcel. A fusão compreendeu as áreas de recursos humanos, infra-estruturas, sistema comercial e vendas e sistemas tecnológicos e de informática.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -