Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

TMCEL reinicia fase de modernização e extensão

A empresa pública de telecomunicações de Moçambique, TMCEL, iniciou a segunda fase do projecto de modernização e extensão da sua rede móvel em todo o país. As obras que se iniciaram na província de Maputo e se estenderão gradualmente às restantes províncias do país vão prosseguir até 2023.

No âmbito deste projecto, a TMCEL prosseguirá com a instalação de novos equipamentos 2G e 3G, bem como a extensão das tecnologias 4G e 4,5G em todo o território nacional. A empresa pública também planeja modernizar e aumentar a capacidade de transmissão de todo o backbone de fibra óptica.

Esta iniciativa enquadra-se na ambição da TMCEL de conquistar o mercado nacional de telecomunicações. A empresa que pretende tornar-se a principal empresa de telecomunicações em Moçambique nos próximos anos, à frente da Vodacom e da Movitel, realizou em 2019 a primeira fase de modernização da sua rede.

Para esta segunda fase, a TMCEL contará com a tecnologia e expertise do fabricante de equipamentos Ericsson com o qual foi celebrado um acordo em Novembro de 2020. Este último tem duração de cinco anos.

Entretanto, uma vez concluída, esta segunda fase do projecto de modernização da rede de telecomunicações da TMCEL permitirá à operadora incumbente chegar às comunidades mais remotas com serviços de qualidade. Em suma, novos nichos de mercado.

Entrevistas Relacionadas

Emose obteve lucro de mais de 40 milhões de Meticais em 2023

O resultado líquido da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose)...

INP considera movimento da Galp como rotineiro

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) declarou na Quinta-feira,...

Vodacom Moçambique lança Fundação para impacto social

A Vodacom Moçambique fez o lançamento oficial da Fundação Vodacom Moçambique. A cerimónia...

Galp concluiu a venda da sua participação no projecto GNL

A Galp concluiu a venda de sua participação no...