Terça-feira, Maio 14, 2024
spot_img

TotalEnergies garante que irá ajudar Moçambique a posicionar-se no mercado energético

Rabilloud reconhece que Moçambique dispõe de características únicas que lhe conferem vantagens para ombrear como um dos produtores mundiais do gás. A título de exemplo, Maxime apontou para a existência de gás em si, como a principal potencialidade, depois a localização estratégica de Moçambique que possibilita o fácil acesso aos mercados globais, bem como o recente aumento global da procura pelo gás.

Rabilloud que discursou durante o painel “Visão Geral dos Mercados Globais- Atrair Investimento na Próxima Fase dos Projectos Energéticos”, referiu, igualmente, que a regulamentação em petróleo e gás existente do no país, é favorável para a atracção de grandes investimentos.

“Hoje em dia, constatamos, que o país está devidamente preparado para investimentos na área de petróleo e gás. Raramente eu vi um país capaz de implementar uma regulamentação tão eficaz aos investimentos de grande porte no mercado de oil&gas”, afirmou Rabilloud.

É sabido que o  mercado de petróleo e gás sofre alteraçãoes frequentes de preços, dada à volatilidade do mercado. Sobre esse aspecto, reconhece o CEO o facto de o Governo dispor de um quadro regulatório capaz de proteger os  investimentos gerados pelos megaprojectos.

Rabilloud vê Moçambique como um país emergente como provedor de energias sustentáveis e acredita que este posicionamento vai perdurar com o seu impacto a fazer-se sentir além do âmbito nacional:

“Este é o momento de Moçambique mostrar as suas capacidades na geração de recursos energéticos necessários, para responder aos desafios actuais a nível doméstico, regional e global. A TotalEnergies compromete-se a prestar o seu apoio”, reforçou Rabiloud.

A 8ª edição da Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique juntou durante dois dias mais de 3 mil participantes, nacionais e internacionais, 800 delegados, de 35 países e 100 oradores especialistas no sector do oil&gas.

Entrevistas Relacionadas

Delegação Japonesa avalia impacto ambiental e social do Projecto Mphanda Nkuwa

O Governo do Japão, por meio da Agência Japonesa...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Inaugurado o Projecto de Energia de Beluluane em avanço rumo ao desenvolvimento sustentável

Assinala-se um marco significativo para Moçambique, com a inauguração...