Saturday, November 8, 2025
spot_img

TotalEnergies Regressa a Cabo Delgado

A TotalEnergies vai também forçar que Governo aceite incorporar o orçamento dessa força nos custos recuperáveis do investimento no gás de Palma, na Área 1. Ou seja, parte da receita do gás servirá para devolver aos investidores por causa dos seus gastos em matéria de segurança.

Segundo a avanços da “Carta”,  o regresso da TotalEnergies deverá acontecer o mais tardar até finais de Março. Há dias foi noticiada a contratação da empreiteira Sul africana, WBHO, para realizar os trabalhos de construção civil do empreendimento em Afungi.De acordo com a publicação África Intelligence, o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, deverá visitar Moçambique, incluindo Cabo Delgado, dentro de dias.

A TotalEnergies, que lidera a Área 1 dos projectos de liquefação de gás natural em Cabo Delgado declarou “força maior” e abandonou o projecto na sequência da situação de insegurança na região.Em 21 de Abril de 2021, a TotalEnergies declarou: “Tendo em consideração a evolução da situação de segurança no norte da Província de Cabo Delgado, em Moçambique, a Total confirma a retirada de Afungi de todo o pessoal do Projecto Mozambique LNG.

Esta situação leva a Total, enquanto operadora do Projecto Mozambique LNG, a declarar força maior”.A Total E&P Mozambique Area 1 Limitada, subsidiária detida integralmente pela Total SE, opera o projecto Mozambique LNG com um interesse participativo de 26,5%, juntamente com a ENH Rovuma Área Um, S.A. (15%), a Mitsui E&P Mozambique Area 1 Limited (20%), a ONGC Videsh Rovuma Limited (10%), a Beas Rovuma Energy Mozambique Limited (10%), a BPRL Ventures Mozambique B.V. (10%), e a PTTEP Mozambique Area 1 Limited (8.5%).

Noticias Relacionadas

Mozambique Tourism Summit: Anunciadas sete medidas para dinamizar o sector

O Mozambique Tourism Summit realizado na cidade de Vilankulo,...

Tendências de Recrutamento em Moçambique: O Papel do Sector Privado

O mercado de trabalho moçambicano atravessa uma fase de...

Gala Dinner & Awards celebra o sucesso do AmCham Mozambique Golf Day 2025

Num ambiente de elegância e confraternização, realizou-se a Gala...

HCB reafirma plano de aumento da capacidade de produção de energia para 4.000 MW até 2034

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), responsável pela maior...