Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

UE desembolsa três milhões de euros para desenvolvimento da cidade da Beira

A União Europeia (UE) anunciou terça-feira um apoio financeiro de mais de três milhões de euros para a promoção de projectos de desenvolvimento urbano na cidade da Beira.

“É uma grande satisfação poder ver resultados dos nossos esforços a serem implementados ao nível local e das comunidades e a surtirem resultados visíveis”, disse o embaixador da UE em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, citado pela Lusa.

Gaspar falava após o lançamento do programa “Mudar”, uma iniciativa destinada à promoção do desenvolvimento urbano integrado e governação local da cidade da Beira, capital da província de Sofala.

O programa pretende melhorar a vida de muitas comunidades do município, acrescentou. O embaixador da UE em Moçambique avançou que o projecto prevê planeamento urbano integrado, participativo e sustentável e iniciativas de criação de emprego, através de parcerias públicas e privadas.

O autarca da Beira, Albano Carige, afirmou que o projecto vai concretizar “o sonho de tornar a cidade amiga do ambiente e sem lixo”.

“Os munícipes devem ter a consciência de que o lixo por si produzido tem outras utilidades. O mudar que se diz aqui no projecto não é mudar de casa, mas sim transformar problemas em soluções”, enfatizou Carige.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...