Quarta-feira, Outubro 23, 2024
spot_img

UE desembolsa três milhões de euros para desenvolvimento da cidade da Beira

A União Europeia (UE) anunciou terça-feira um apoio financeiro de mais de três milhões de euros para a promoção de projectos de desenvolvimento urbano na cidade da Beira.

“É uma grande satisfação poder ver resultados dos nossos esforços a serem implementados ao nível local e das comunidades e a surtirem resultados visíveis”, disse o embaixador da UE em Moçambique, António Sánchez-Benedito Gaspar, citado pela Lusa.

Gaspar falava após o lançamento do programa “Mudar”, uma iniciativa destinada à promoção do desenvolvimento urbano integrado e governação local da cidade da Beira, capital da província de Sofala.

O programa pretende melhorar a vida de muitas comunidades do município, acrescentou. O embaixador da UE em Moçambique avançou que o projecto prevê planeamento urbano integrado, participativo e sustentável e iniciativas de criação de emprego, através de parcerias públicas e privadas.

O autarca da Beira, Albano Carige, afirmou que o projecto vai concretizar “o sonho de tornar a cidade amiga do ambiente e sem lixo”.

“Os munícipes devem ter a consciência de que o lixo por si produzido tem outras utilidades. O mudar que se diz aqui no projecto não é mudar de casa, mas sim transformar problemas em soluções”, enfatizou Carige.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...