Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

União europeia, MIC e Eurocam realizam mesa redonda

A Delegação da União Europeia em Moçambique, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio e a EUROCAM, realiza na próxima quarta-feira (12), na cidade de Maputo, uma mesa redonda económica. A reunião tem o objectivo de debater sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana como um factor de mudança para o continente e para Moçambique.

O evento enquadra-se nas actividades da Semana da Europa, no âmbito do Dia da Europa, celebrado no dia 9 de Maio.

Numa mensagem por ocasião da celebração em epígrafe, o Embaixador da União Europeia em Moçambique, António Gaspar, apontou o multilateralismo e o estabelecimento de uma parceria eficaz como o método eleito para ultrapassar os desafios existenciais com que o projecto europeu se defronta actualmente.

Nós somos hoje confrontados com grandes desafios, como a pandemia, mudanças climáticas, a pobreza, a instabilidade, o fanatismo, a guerra, o terrorismo, por isso vamos celebrar o dia da europa com um leque de actividades para agregarem valor a tudo que estamos a fazer no processo de paz e reconstrução, no combate aos grupos armados no norte e no apoio humanitário e de desenvolvimento, com uma visão futurística, para o crescimento de um Moçambique mais sustentável, mais verde, mais digital e mais inclusivo”, disse.

António Gaspar destaca a salvaguarda dos valores inspiraram os países fundadores da União Europeia como uma ação imprescindível para o progresso contínuo do projecto.

“A democracia, liberdade, direitos humanos e igualdade continuam a ser muito relevantes para o desenvolvimento dos países com quem estabelecemos parcerias”, frisou.

A “Mesa Redonda Económica Moçambique-União Europeia: Zona de Comércio Livre Continental Africana: um factor de mudança para o continente e para Moçambique”, será transmitido “live” nas plataformas digitais da Delegação da União Europeia em Moçambique.

Para além deste evento, a organização vai igualmente realizar, em parecria com a We World-GVC e o programa EU AidVolunteers (EUAV) o webinar “Conversa sobre Voluntariado”: O papel do voluntariado em tempos de pandemia”, a ter lugar no dia 11 de Maio.

Poderá participar da mesa redonda económica inscrevendo-se no seguinte link:  https://bit.ly/2PT6CEi

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...