Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Venda da Galp na área 4 da bacia do rovuma pode impactar parceiros do projecto, revela MIREME

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique (MIREME) anunciou que os parceiros da Área 4 da Bacia do Rovuma, ao largo da costa da província de Cabo Delgado, podem passar por mudanças, após a decisão da empresa portuguesa de petróleo e gás Galp de vender sua posição para a petrolífera dos Emirados Árabes Unidos, ADNOC, no consórcio de exploração de gás natural.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, a Galp chegou a um acordo com a ADNOC para vender sua posição por cerca de 41,1 mil milhões de meticais (650,7 milhões de dólares) no consórcio de gás natural da Área 4.

O comunicado do Ministério esclarece que esta transacção está sujeita à aprovação dos parceiros da Área 4 e do Governo, que calculará as respectivas mais-valias de acordo com a legislação em vigor.

A imprensa portuguesa relata que a Galp tomou a decisão de vender suas acções em Moçambique para investir na Namíbia, visando melhorar sua posição negocial com futuros parceiros e reduzir o risco associado ao terrorismo islâmico em Cabo Delgado.

Na Área 4 da Bacia do Rovuma, o gás natural liquefeito (GNL) é produzido e exportado desde 2022 através do Projecto Coral Sul FLNG (Floating Liquefied Natural Gas). Os parceiros desta área demonstraram interesse recentemente em desenvolver o Projecto Coral Norte FLNG, uma réplica do Coral Sul, actualmente em processo de avaliação e aprovação pelo Governo.

Noticias Relacionadas

Eni garante: “Coral Sul vai gerar 16 mil milhões de dólares para o Estado em 30 anos”

A plataforma flutuante Coral Sul, dedicada à produção de...

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...