A MozParks teve a honra de receber uma delegação de executivos seniores da ExxonMobil Moçambique no Parque Industrial de Beluluane (BIP). Recebida pelo Director Geral da MozParks, Onório Manuel, a visita sublinhou o papel crucial da empresa na economia local e no desenvolvimento sustentável.
O Parque Industrial de Beluluane recebeu Suleimane Meguegy, Assessor Socioeconómico Sénior da ExxonMobil Moçambique, Armando Afonso, Gestor de Assuntos Públicos e Governamentais, e Adel Abumasser, Gestor Socioeconómico. Esta visita seguiu-se à mesa redonda de investimento realizada em maio, que se centrou no potencial de desenvolvimento da província de Cabo Delgado e representa uma continuação das discussões sobre as suas oportunidades de crescimento.
A delegação visitou sete empresas proeminentes do BIP, incluindo a ETG Steel Solution, Sunshine Nuts, Bosch Rexroth, Raxio Data Centre, Dendustri Technical, Laresh International e Duys Moçambique. Estas empresas exemplificam o modelo de industrialização avançada da MozParks, impulsionando o desenvolvimento, a criação de emprego e promovendo economias circulares na comunidade.
Adel Abunasser, da ExxonMobil, expressou a sua admiração pela interconexão das empresas dentro do parque. Ele observou que esta sinergia permite que as empresas acedam a recursos internamente, destacando o apoio vital da MozParks para o sucesso do parque.
Marco Correia, Director da Duys Moçambique, destacou a importância estratégica de parques industriais como Beluluane. Ele observou, “A Duys está em Topuito para o projecto âncora Kenmare, Beluluane para a Mozal, e considerando Cabo Delgado para petróleo e gás.” Isto reflecte a estratégia da MozParks, permitindo que as empresas prosperem em vários locais com base nas exigências da indústria.
Iniciativa dos Parques de Cabo Delgado
Na Mesa Redonda de Investimento organizada pela província de Cabo Delgado recentemente, Onorio Manuel apresentou o modelo e as vantagens dos Parques de Cabo Delgado. Esta rede de parques industriais nos distritos de Montepuez, Balama, Ancuabe e Palma, tem uma base logística em Pemba. Operada pela MozParks, esta iniciativa visa acelerar o desenvolvimento económico, promover o emprego dos jovens e desenvolver a economia verde.
O evento contou com a participação de representantes de empresas multinacionais que operam em Cabo Delgado, incluindo a Twigg Exploration and Mining, a ExxonMobil, a TotalEnergies Mozambique e a ENI Rovuma Basin. Todas elas expressaram o seu apoio à formação da economia moçambicana, proporcionando emprego e formação às comunidades locais para impulsionar o crescimento no norte do país.