Cerca de duzentas raparigas da cidade de Moatize foram formadas em empreendedorismo e micro-financiamento pela Vulcan. Essa iniciativa visa desenvolver capacidades das raparigas para a sua inserção, manutenção no ensino secundário e para seu empoderamento como factor de desenvolvimento.

As raparigas, maiores de 18 anos, recém-formadas, para além dos certificados de conclusão dos cursos, receberam um financiamento para dar início a pequenos negócios caseiros, para a promoção de oportunidades económicas.

Esta iniciativa é resultado de um levantamento socioeconómico realizado pela Vulcan em Moatize que indica, entre outros factos, uma taxa substancial de desistência escolar secundária da rapariga.

“Com estes cursos e financiamento, esperamos que cada uma consiga gerar os seus próprios negócios e obter lucros que ajudem nas vossas necessidades, e continuem a estudar e consigam se afirmar nas suas comunidades”, afirmou o secretário permanente do distrito de Moatize, Salvador Zacarias.

Falando em representação das raparigas beneficiárias da formação, Mária Pedro Viandro, destacou as ferramentas de gestão de negócios partilhadas durante a formação e as oportunidades que o mesmo poderá abrir nas suas vidas. “Muitas de nós não tínhamos como dar continuidade aos estudos devido a questões financeiras. Com estes projectos podemos abrir negócios e conseguirmos custear os estudos no ensino secundário e até o superior”, afirmou.

Olhando para o cenário de vulnerabilidade das raparigas, a Vulcan decidiu implantar um projecto de empoderamento de raparigas que consiste em actividades de capacitação e empoderamento, de modo a incentivar a sua permanência na escola secundária, onde são um grupo minoritário, e por conseguinte alavancar o desenvolvimento humano das comunidades.

“Percebemos a necessidade de abordar o tema do empoderamento da rapariga como factor de desenvolvimento das comunidades, no entanto o desenvolvimento dos projectos ou negócios não pode fazer com que as raparigas desistam da escola, mas sim que garantam a continuidade dos estudos e abra novas oportunidades para elas”, disse Rosa Luís, representante da Vulcan na cerimónia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui