Foi durante uma conferência de negócio na cidade Quelimane, ocorrida no dia 26 de Novembro que empresários nacionais e estrangeiros fez a promessa de investir o referido valor no próximo ano.


A construção de uma Barragem Hidroelétrica, um Porto de Águas Profundas e de casas para funcionários públicos em 13 distritos da província são alguns dos projectos nos quais o valor será aplicado.


O turismo, a indústria têxtil e produção de arroz também fazem parte das áreas onde se pretende investir, formando assim o que o Diário Económico escreve “projectos-âncora”.


O destaque vai para o projecto de cultura e turismo no distrito de Gilé que está avaliado em USD12 milhões, 30% dos quais serão desembolsados por nacionais e 70% por estrangeiros.

revitalização da indústria têxtil

Logo após a independência, um projecto de indústria têxtil foi implantado no distrito de Mocuba, contudo, este não chegou a funcionar devido a guerra dos 16 anos.

Os empresários pretendem dar vida à este projecto com um investimento de USD130 milhões.

Espera-se que até Fevereiro do ano que se avizinha – 2021 – este plano comece a ser operacionalizado.

O Papel do Governo


Para atracção de investimentos, foi sugerida, durante a conferência, a criação de um parque agro-industrial sob garantia do Governo oferecer segurança quanto ao uso da terra.

Relacionado  Verónica Macamo destaca necessidade de emancipação económica da SADC


O primeiro-ministro Carlos Agostinho do Rosário apreciou a iniciativa dos empresários e para atrair mais investidores, recomendou aos órgãos de governação provincial, a criação de uma plataforma digital para inserção de conteúdos promocionais em língua inglesa, sobre as potencialidades da província.

FONTEDiário Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui