O Standard Bank reviu em alta a previsão de crescimento de Moçambique para este ano, de 2,8% para 3,4%, de acordo com a última nota de análise do banco.

“Prevemos um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2022 de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado, face aos 2,8% revistos em Março”, indicou Fáusio Mussá, economista-chefe do Standard Bank Moçambique, no boletim do Purchasing Managers Index (PMI) que reúne os dados de maio.

O desempenho agrícola e o novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) foram os factores que influenciaram a revisão em alta.

“Esta actualização das previsões considera os impactos positivos de um desempenho na agricultura mais elevado do que o esperado e do aumento do apoio externo por conta do acordo de três anos da Linha de Crédito Ampliada (ECF) de 456 milhões de dólares recentemente aprovado pelo FMI”, justificou.

De acordo com o economista-chefe, “o crescimento da produção e a procura agregada parecem ser suficientemente fortes para compensar o impacto negativo das pressões elevadas sobre os preços e uma política monetária mais apertada”.

As mesmas projecções continuam a apontar para uma taxa de inflação no final do ano de 9,4% face ao mesmo período de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui