Saturday, April 11, 2026
spot_img

Índice empresarial com melhoria “abaixo do esperado” – CTA

“A avaliação do Índice de Robustez Empresarial (IRE) nacional sugere que, no segundo trimestre, o sector empresarial manteve o ritmo” do trimestre anterior, “sendo que este indicador apresentou uma tendência de recuperação, passando de 27% para 28%, embora abaixo do esperado”, lê-se na análise da CTA consultada pela Lusa.

“O ligeiro alargamento da robustez empresarial a nível nacional foi suportado pelo início da época de comercialização agrícola, bem como pelo impulso das actividades portuárias e de logística, num cenário sem restrições económicas associadas ao combate da COVID-19”, acrescentou.

A nível dos componentes do índice, o indicador de emprego evidenciou uma ligeira melhoria, de 115 para 116,56 pontos, entre o primeiro e o segundo trimestres, suportado “pelos empregos sazonais”, ligados à agricultura.

A CTA estima que o trimestre em curso (que termina em Setembro) venha a sublinhar uma “tendência de melhoria”, à medida que a COVID-19 fica para trás e ainda graças ao pico da época de comercialização agrícola, bem como à retoma de actividades de entretenimento e turísticas.

O início de exportação de gás liquefeito da bacia do Rovuma e a retoma de apoios externos na sequência do acordo de Maio entre o Governo moçambicano e o Fundo Monetário Internacional (FMI) sustentam também a previsão.

Noticias Relacionadas

CTA Lança Observatório Doing Business (DBO) na Primeira Mesa-Redonda de Conteúdo Local

A Confederação das Associações Económicas (CTA), através do seu...

Moçambique líquida dívida ao FMI e zera saldo em 630 milhões de euros

Moçambique concluiu o pagamento integral da sua dívida ao...

Desequilíbrios fiscais ameaçam 50 mil milhões de dólares em projectos de gás, alerta Banco Mundial

O Banco Mundial emitiu um dos alertas mais severos...