Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Gemfields arrecada 42 milhões de dólares em leilão de pedras preciosas

As gemas foram extraídas no distrito de Montepuez no norte do país, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), que é detida em 75 por cento pela Gemfields e em 25 por cento pela Mwiriti Limitada. No total, foram vendidas 3,6 toneladas de material (18,1 milhões de quilates).

De acordo com Adrian Banks, Director de Produto e Vendas da Gemfields, “as condições flutuantes prevalecentes no mercado das pedras preciosas coloridas fizeram deste um excelente momento para vender vários anos de inventário acumulado de qualidade comercial da MRM”.

Acrescentou, “agradecemos e felicitamos o governo de Moçambique e os nossos parceiros em Mwiriti – ambos os quais participaram no leilão – pelo que são resultados muito saudáveis para material desta qualidade”.

Gemfields salientou que “as receitas deste leilão serão totalmente repatriadas para a MRM em Moçambique, sendo todos direitos pagos sobre os preços totais de venda alcançados no leilão”.

A Montepuez Ruby Mining (MRM) detém uma concessão de 25 anos numa área de 340 quilómetros quadrados em Montepuez, na província de Cabo Delgado. Desde 2014, foram angariados mais de 830 milhões de dólares do leilão de rubis e outras jóias da mina.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...

Syrah Resources passa a fornecer grafite para fábrica de baterias na Indonésia

A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito...

Sector privado de Manica defende a instalação de refinaria de ouro

O presidente do Conselho Empresarial de Manica (CPE), Alcides...