Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Bélgica investe 25 milhões de euros para o desenvolvimento de energias renováveis em Moçambique

“Bélgica vai ajudar Moçambique a investir em energia verde no lugar de combustíveis fósseis”, referiu o ministro do Desenvolvimento Belga, Frank Vandenbroucke, por ocasião da COP27, a cimeira internacional sobre o clima no Egipto.

A LUSA defende que o apoio é atribuído tendo em conta que Moçambique é indicado como um dos países mais vulneráveis às mudanças climáticas e ao mesmo tempo, um dos menos desenvolvidos do mundo, mesmo com as riquezas no subsolo.

A iniciativa prevê estudos para produção de hidrogénio verde em Moçambique e a Agência Belga de Desenvolvimento vai alimentar áreas remotas sem ligação à rede elétrica, com painéis solares.

Esta também a ser planeado o fornecimento de água potável e soluções de irrigação com base em energia solar, acrescenta-se no comunicado.

A Bélgica vai ainda apoiar a implementação de um programa nacional para gestão sustentável dos resíduos, que inclui a construção de instalações de reciclagem em Nacala e Nampula, com o apoio adicional de um fundo multi-doadores (NAMA).

Dos 25 milhões anunciados, há 2,5 milhões de euros especificamente destinados à componente de perdas e danos para tornar as infraestruturas públicas mais resilientes a tempestades e cheias.

A Bélgica anunciou ainda uma contribuição adicional de um milhão de euros para novas instalações de água potável em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...