Segunda-feira, Maio 27, 2024
spot_img

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o Grupo de Energia da África Austral (SAPP) oficializaram uma parceria para o “Projecto de Reforço do Sistema de Energia Regional do Grupo de Energia da África Austral”, com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento de capacidades para operação de sistemas de energia regional e o funcionamento do mercado de energia nos 12 países membros da SAPP.

A região da África Austral possui um grande potencial em energia renovável, como hidroelétrica, solar e eólica. No entanto, a distribuição desses recursos é desigual, dificultando sua utilização plena. Com a demanda por electricidade prevista para atingir 85 mil Megawatt até 2040, é urgente garantir acesso a energia limpa e acessível. Este projecto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os Objectivos 7, 13 e 17, promovendo acesso estável a electricidade limpa e a preços acessíveis na região.

O programa, com duração prevista de 36 meses, será executado pelo Centro de Coordenação do SAPP e incluirá Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Essuatíni, Lesoto, Maláui, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué. As principais componentes do projecto incluem a identificação de áreas prioritárias para o desenvolvimento de infra-estruturas eléctricas, a aplicação de medidas melhoradas para o funcionamento e controle do sistema, e a melhoria do mercado de energia eléctrica.

Essa iniciativa representa um passo significativo para melhorar os sistemas energéticos regionais, promover a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento económico na África Austral.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique busca parcerias privadas para expansão da rede energética

O Fundo Nacional de Energia (FUNAE) enfatizou a necessidade...

Moçambique registou um crescimento de 14% na produção de energia

A produção de electricidade através de parques solares em...

EDM revela crescimento de 9% na exportação de energia em 2023 para países vizinhos

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) divulgou que...

A transição energética representa uma grande oportunidade para Moçambique

Falando na Conferência de Energia e Mineração de Moçambique...