Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Nissan apresenta viaturas eléctricas em moçambique

A Nissan, empresa do ramo automóvel, apresentou, na tarde de sexta-feira, em Maputo, uma linha de carros eléctricos que já se encontram no país e lançou, na mesma ocasião, o mais novo modelo do tipo Qashqai.

A Nissan, está a apostar em viaturas elétricas como forma de preservação de meio ambiente e garantia da sustentabilidade da biodiversidade através da oferta de soluções ecológicas, alinhadas com a agenda global de redução de emissões de carbono no planeta.

De acordo com o diretor da empresa, Ivan Búzi, o objectivo é de mostrar ser possível que, dentro das possibilidades e em conformidade com as leis do governo, o país possa abraçar a agenda global de transição energética.

“Temos dois tipos de viaturas eléctricas nos apaís, sendo uma com capacidade de bateria de até 62 quilowatts, com autonomia de aproximadamente 280 quilómetros, e a outra com uma autonomia de 550 quilómetros”, referiu.

Ivan Búzi falava à margem da realização da feira automóvel multi-marcas, Maputo Auto Show, que decorre entre 26 e 28 de Março, na pista do Automovel e Touring Clube de Moçambique (ATCM).

Sobre a transição enérgica, o presidente da república, Filipe Nyusi disse, recentemente, durante o Fórum de Negócios Zimbabwe-Moçambique, que o empresariado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve refletir na produção de baterias que alimente o processo de transição energética.

Sobre o desiderato, o diretor da Nissan disse tratar-se de um incentivo e que gratifica os empresários da indústria automotiva a apostar mais na transição energética e na produção de baterias para viaturas elétricas.

“É igualmente muito gratificante saber que não só nós estamos nesse caminho, mas muito recentemente o governo anunciou que espera iniciativas de modo que possamos ter carros elétricos, bem como possibilidade de produção de baterias”, disse.

Explicou ainda que o processo de abastecimento das viaturas eletrónicas é feito através de sistemas de carregamento móveis, que podem ser fixados em qualquer lugar e dura no máximo 6 horas de carregamento.

Este tipo de viatura é movido por um sistema de produção eléctrica, diferente das habituais viaturas de motor de combustão interna que, actualmente, constituem um dos principais problemas do ambiente, pelo nível de poluição através de emissão de gases.

Na mesma ocasião, foi apresentado um novo modelo da Nissan Qashqai, com tecnologia de ponta, cujo lançamento a nível internacional decorreu no passado.

Entrevistas Relacionadas

PGR investiga esquemas de desvio de fundos na LAM

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique está a...

Parceria entre LAM e TAAG amplia voos entre Moçambique e Angola

A parceria entre as instituições de aviação moçambicana e...

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de carvão

Nacala Logistics reforça a capacidade logística de transporte de...

Parque Nacional Kruger opõe-se a ligação fronteiriça com Moçambique

A direcção do Parque Nacional Kruger, a maior reserva...