Terça-feira, Abril 30, 2024
spot_img

CIFAM: Bancos exortados a financiar o agro-negócio

O vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze referiu, na manhã da quarta-feira, 31 de Maio, na cidade de Maputo que há necessidade de se promover maior envolvimento do sector bancário na facilitação do acesso ao financiamento dos projectos do sector de agricultura.

Olegário Banze falava durante a cerimónia de lançamento da plataforma de Coordenação Intersectorial de Mecanismos de Financiamento ao Sector Agrário em Moçambique (CIFAM), um instrumento que visa promover o diálogo público-privado através do estabelecimento e operacionalização de grupos de trabalho técnicos e temáticos para desbloquear o financiamento ao sector agrário nacional.

O grupo de trabalho multi-sectorial que vai operacionalizar o CIFAM é composto pela Associação Moçambicana de Bancos (AMB), Ministério da Indústria e Comércio (MIC), Banco de Moçambique (BM), Ministério da Economia e Finanças (MEF), a Confederação das Associações Económicas (CTA), liderados pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER).

Durante a sua intervenção, o vice-presidente da AMB, Luís Aguiar, disse que a CIFAM vai criar um ambiente propício para a discussão de mecanismos sustentáveis para a facilitação do acesso ao financiamento para o sector da agricultura.

“Isso vai capacitar os operadores do sector a expandir as suas operações, adotar tecnologias modernas, melhorar a produtividade, garantir a segurança alimentar, contribuir na redução da pobreza, promoção do crescimento económico sustentável e a diversificação da economia” disse.

A estrutura da CIFAM conta com 4 grupos de trabalho temáticos, nomeadamente, o grupo de garantias colaterais, que vai discutir questões relacionadas com seguros e riscos de produção, grupo de benefícios fiscais e financiamento agrícola, digitalização do ecossistema agrícola e o grupo da formalização e serviços de desenvolvimento empresarial.

A Plataforma CIFA conta com o apoio técnico da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), cujo representante, Ingmar Kreish, recordou, por sua vez que o Governo alemão aprovou um fundo de 200 milhões de euros para implementação de projectos de desenvolvimento de sistemas agrícolas e educação financeira em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

BCI registou crescimento de 3,8% no volume de negócios

O Banco Comercial e de Investimento (BCI) divulgou os...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...