A Syrah é um dos principais produtores de grafite natural em Moçambique, com operações em Balama, uma das maiores fontes de grafite natural do mundo. A Syrah também opera uma fábrica de ânodo de bateria em Louisiana, EUA, onde converte grafite natural para baterias de íon-lítio.
Sob o acordo, ambas as empresas procurariam testar e qualificar o material de ánodo activo, para finalizar, até 10 de Julho de 2024, um acordo vinculativo de compra de até 10 mil toneladas por ano, a partir de 2026.
O material de ânodo activo de grafite natural é usado na fabricação de baterias de íon-lítio para veículos elétricos e pode ser produzido a um custo menor com impacto ambiental reduzido.
A empresa também indicou que estava a avaliar a Decisão Final de Investimento (DFI) na expansão da capacidade de produção da instalação verticalmente integrada de Vidalia durante o segundo semestre de 2023.
O CEO da Syrah, Shaun Verner, afirmou que o acordo com a Samsung SDI foi um marco significativo para a empresa e demonstrou a qualidade e competitividade de seu produto.
O responsável vincou que o acordo em referência está alinhado com a estratégia da Syrah de se tornar um fornecedor líder de ânodo de grafite natural para o mercado global de baterias.



