Sexta-feira, Maio 17, 2024
spot_img

Porto de Maputo projecta prolongar contrato de concessão por mais 25 Anos

Porto de Maputo projecta prolongar contrato de concessão por mais 25 Anos

O governo está actualmente em processo de negociação com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), a concessionária da infraestrutura, visando a extensão do contrato de concessão por um período adicional de 25 anos.

Essa iniciativa faz parte de um plano que requer investimentos avaliados em dois mil milhões de dólares para aumentar a capacidade de manuseio de carga do porto.

Nos próximos meses, a MPDC está prevista para realizar investimentos significativos. O Executivo concedeu ao ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, a autoridade para negociar os termos e condições da adenda ao contrato de concessão.

A notícia foi divulgada pelo porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, em 14 de Novembro, após a 39.ª sessão ordinária, que revisou propostas relacionadas às actividades governamentais.

Com 1058 metros de área de atracação, abrangendo os cais 6, 7, 8 e 9, o MPDC tem focado em investir em equipamentos modernos e expandir o recinto portuário.

Após a reabilitação, ampliação e dragagem dos cais a uma profundidade de até 16 metros, o porto está plenamente operacional.

Esse desenvolvimento permitirá ao porto receber e carregar navios de maior calado, expandindo assim sua capacidade de manuseio de carga.

Recentemente, o Porto de Maputo alcançou um recorde ao manusear mais de 27 milhões de toneladas em 2022, representando um aumento significativo de 22,7% em relação ao ano anterior, que registrou 22 milhões de toneladas.

Entrevistas Relacionadas

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Negociações entre NRZ do Zimbabué e CFM impulsionam parceria ferroviária transfronteiriça

A National Railways of Zimbabué (NRZ) está actualmente em...