Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Conheça o PROLER e o seu impacto para as energias renováveis em Moçambique

Prevê-se que a procura de electricidade continue a crescer a uma taxa anual de 7-8%, numa altura em que o país se esforça por alcançar o ambicioso objectivo de fornecer acesso universal à electricidade até 2030.

Para atingir este objectivo, limitando o seu impacto ambiental, a União Europeia, como parte da sua estratégia PROMOVE Energia, esta a apoiar o Governo de Moçambique com o programa PROLER (Promoção de Leilões de Energias Renováveis). Este programa tem como objectivo aumentar a produção de energia a partir de fontes renováveis de energia.

PROLER representa um novo paradigma que promove leilões transparentes e competitivos com objectivo de oferecer as tarifas mais baixas possíveis aos consumidores finais.

Num outro enfoque, a PROLER tem também a ambição de apoiar a criação de condições atractivas para que o sector privado acelere e amplie o seu investimento em projectos de energias renováveis em Moçambique.

Em termos de impactos, o primeiro resultado do projecto piloto da Central Solar de Dondo prova que o esquema proposto é suficientemente atractivo para alavancar o investimento privado.

Espera-se igualmente que este programa contribuirá para redução de gases com efeito de estufa. A construção das três primeiras centrais fotovoltaicas deverá reduzir emissões em 25.000 toneladas de CO2/ano e fornecer energia para o consumo rural de 240.000 lares.

Estas constatações foram feitas hoje, pelo representante da PROLER, que falava à margem da 3ª Conferencia Empresarial sobre Energias Renováveis em Moçambique.

De referir que a Conferência é organizada pela Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER) juntamente com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER), com o apoio do GET.invest Mozambique, financiado pela União Europeia e a Alemanha e parte do programa europeu GET.invest.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...