Wednesday, October 14, 2026
spot_img

Comissão Europeia da Energia tem um pacote de 18 m€ para o sector no país

Falando após um encontro com o presidente da Confederação das Associações Económicas (CTA), Agostinho Vuma, em Maputo, o embaixador da União Europeia (UE) em Moçambique, Antonino Maggiore, afirmou que “a visita da comissária Simson vai dar ainda um maior impulso a essa cooperação no sector da energia”.

O Fórum de Investimento Global Gateway Moçambique-União Europeia vai decorrer entre 22 e 23 de Novembro em Maputo e contará com a participação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

Segundo o Diário Económico, Antonino Maggiore assegurou que durante o fórum vão ser anunciados vários acordos de financiamento para Moçambique, entre os quais o montante já mencionado, para a construção de um Centro Nacional de Controlo de Energia, que visa assegurar uma maior capacidade operacional da rede eléctrica moçambicana.

“Os 18 milhões de euros é um exemplo e vamos ter mais (…) a ideia é financiar projectos impactantes e com um valor ao nível infra-estrutural, que é o conceito fundamental da Global Gateway”, referiu Antonino Maggiore.

O fórum, sob o tema “Criando Oportunidades de Negócio”, realiza-se pela primeira vez em Moçambique, estando previstas, entre os principais temas, discussões em torno da transição energética, industrialização, agricultura e agro-negócio.

Noticias Relacionadas

Investimento alemão quadruplica capacidade eléctrica do Parque Industrial de Beluluane

Um investimento de 20,8 milhões de euros da cooperação...

Bubble alarga a sua oferta de serviços à cibersegurança

A nova área Bubble Cyber Security disponibiliza serviços de...

Caso TotalEnergies leva Moçambique a redefinir riscos financeiros nos projectos de gás

A Lei n.º 8/2026 estabelece que cada parte suporta...

CPMZ inicia bombagem directa de combustíveis entre Beira e Harare

A CPMZ iniciou um novo modelo de transporte de...