Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

FUNAE: energia renovável para uma rede nacional mais forte

O Fundo Nacional Moçambicano de Energia (FUNAE) está a adotar uma abordagem híbrida na construção de infraestruturas elétricas. Esta medida assegurará que a energia produzida seja integrada na rede nacional e simultaneamente beneficie as comunidades próximas dos empreendimentos.

Este ano, a central de Luaice, situada na província do Niassa, será ligada à rede pública, uma vez que já existe um contracto para a sua execução. A mini-hídrica de Rotanda, em Manica, no centro do país, também se encontra em obras com o mesmo propósito. Da mesma forma, a central de Majaua, na província central da Zambézia, que até agora operava no modelo “off-grid”, será conectada à medida que a rede nacional se expandir.

A ligação das centrais de Luaice (com capacidade para gerar 500 kVA), Rotanda (590 kVA) e Majaua (530 kVA) permitirá ao FUNAE injetar 1.6 Megawatts na rede pública, avançando assim para o modelo híbrido que agrega valor às centrais.

Para além disso, estão em curso procjetos para a construção de novas centrais, como Berua e Nintulo na Zambézia, e Micuinha e Ntimbe no Niassa, totalizando 8 Megawatts. Atualmente, a instituição está a promover um concurso público para viabilizar o procjeto em Berua, e para Nintulo, foram realizados estudos de pré-viabilidade. No caso de Micuinha e Ntimbe, os estudos encontram-se numa fase avançada, seguindo-se a mobilização de financiamentos para as infraestruturas.

O FUNAE acredita que o sucesso destes novos procjetos de centrais hídricas irá alterar o paradigma atual do fornecimento de energia à região norte do país, que até agora dependia principalmente da Hidroelétrica de Cahora Bassa, em Tete, no centro de Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...