Quinta-feira, Setembro 19, 2024
spot_img

Moçambique vai beneficiar de 5,5 mil milhões de euros do governo italiano para o desenvolvimento

Moçambique está entre os nove países africanos seleccionados para receber um financiamento de 5,5 mil milhões de euros do Governo italiano. Esta iniciativa, anunciada pela primeira-ministra italiana, Gegorgia Meloni, durante a cimeira Itália-África, visa apoiar o desenvolvimento em várias áreas.

O financiamento, parte do plano Mattei para África, será direccionado para infra-estruturas físicas e digitais, formação profissional, saúde, água e energia, promoção de emprego, acções de combate às alterações climáticas e ao terrorismo. A expectativa é que esses investimentos contribuam significativamente para o crescimento e a estabilidade desses países.

Além de Moçambique, países como Quénia, Tunísia, Congo e Marrocos também estão entre os beneficiários desse financiamento. Segundo Meloni, os resultados dos projectos implementados nesses países poderão servir de modelo para outras nações, adaptando-se às necessidades específicas de cada uma.

Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo italiano em fortalecer as relações e promover o desenvolvimento sustentável em África, buscando parcerias que possam impulsionar o progresso económico e social em toda a região.

Entrevistas Relacionadas

MDN e ENI avaliam actividades no Rovuma

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, concedeu na...

CTA e FICCI assinam acordo de cooperação para promoção de investimentos

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e...

Moçambique e Malawi fortalecem cooperação energética com assinatura de acordos estratégicos

Em um movimento estratégico para consolidar a integração energética...

Cooperação e Desevolvimento: Missão do Botswana visita Parque Industrial de Beluluane

O Parque Industrial de Beluluane recebeu uma visita de...