Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Estratégia energética de Moçambique destaca-se na cimeira Itália-África

A participação de Moçambique na Cimeira Itália-África, realizada recentemente em Roma, foi marcada pela partilha da Estratégia Nacional de Transição Energética, conforme destacado pelo Presidente Filipe Nyusi. A estratégia, apresentada durante o evento a pedido dos organizadores, enfatiza o papel do gás natural como uma fonte de energia de transição em alinhamento com os esforços globais para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Durante a cimeira, o Presidente Nyusi também se reuniu com diversas personalidades, incluindo o Presidente italiano Sergio Mattarella e a Primeira-Ministra Giorgia Meloni. Em suas interacções, Nyusi reconheceu a importância dos investimentos de empresas italianas em Moçambique, destacando a contribuição da multinacional Eni na extracção de gás natural na região de Rovuma, em Cabo Delgado.

Além disso, Nyusi enfatizou a importância do apoio humanitário e da criação de resiliência nas comunidades, destacando sua audiência com a embaixadora Cindy McCain, directora-executiva do Programa Mundial para Alimentação (PMA).

Os debates durante a cimeira abordaram temas como financiamento de infra-estrutura, energia e investimentos, com ênfase na posição de África como uma parceira activa no desenvolvimento, contribuindo com seus recursos e buscando parcerias para impulsionar o crescimento económico e a criação de empregos.

A Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou um investimento significativo de pelo menos 5,5 bilhões de euros na África, como parte do “Plano Mattei”, que visa criar oportunidades no continente e lidar com os desafios dos fluxos migratórios no Mar Mediterrâneo.

A participação de Moçambique nesta cimeira destaca o compromisso do país com a transição energética e o desenvolvimento sustentável, reforçando sua posição como um parceiro estratégico na promoção da cooperação internacional e no avanço da agenda global de energia limpa.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...