Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

Estratégia energética de Moçambique destaca-se na cimeira Itália-África

A participação de Moçambique na Cimeira Itália-África, realizada recentemente em Roma, foi marcada pela partilha da Estratégia Nacional de Transição Energética, conforme destacado pelo Presidente Filipe Nyusi. A estratégia, apresentada durante o evento a pedido dos organizadores, enfatiza o papel do gás natural como uma fonte de energia de transição em alinhamento com os esforços globais para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Durante a cimeira, o Presidente Nyusi também se reuniu com diversas personalidades, incluindo o Presidente italiano Sergio Mattarella e a Primeira-Ministra Giorgia Meloni. Em suas interacções, Nyusi reconheceu a importância dos investimentos de empresas italianas em Moçambique, destacando a contribuição da multinacional Eni na extracção de gás natural na região de Rovuma, em Cabo Delgado.

Além disso, Nyusi enfatizou a importância do apoio humanitário e da criação de resiliência nas comunidades, destacando sua audiência com a embaixadora Cindy McCain, directora-executiva do Programa Mundial para Alimentação (PMA).

Os debates durante a cimeira abordaram temas como financiamento de infra-estrutura, energia e investimentos, com ênfase na posição de África como uma parceira activa no desenvolvimento, contribuindo com seus recursos e buscando parcerias para impulsionar o crescimento económico e a criação de empregos.

A Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni, anunciou um investimento significativo de pelo menos 5,5 bilhões de euros na África, como parte do “Plano Mattei”, que visa criar oportunidades no continente e lidar com os desafios dos fluxos migratórios no Mar Mediterrâneo.

A participação de Moçambique nesta cimeira destaca o compromisso do país com a transição energética e o desenvolvimento sustentável, reforçando sua posição como um parceiro estratégico na promoção da cooperação internacional e no avanço da agenda global de energia limpa.

Entrevistas Relacionadas

Programa BRILHO beneficia mais de 2 milhões com energia limpa em Moçambique

O programa BRILHO, uma iniciativa que visa promover a...

Omar Farouk Ibrahim anuncia a criação do banco de energia de África na MMEC 2024

Durante a 10.ª edição da Conferência e Exposição de...

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos...