Quarta-feira, Agosto 27, 2025
spot_img

Japão anuncia investimento de 55,1 milhões de dólares em Moçambique

O Japão formalizou um compromisso financeiro significativo para apoiar Moçambique em diversas frentes, com a assinatura de três acordos de doação no valor total de 55,1 milhões de dólares.

Segundo o embaixador Keiji, os recursos disponibilizados serão direccionados para projectos que visam fortalecer a segurança e impulsionar o desenvolvimento energético do país. Um dos principais focos será o fornecimento de viaturas às forças policiais moçambicanas, especialmente para combater o terrorismo na província de Cabo Delgado. Este projecto, avaliado em 2,51 milhões de dólares, visa reforçar a capacidade de resposta das autoridades na região, que abriga importantes empreendimentos, como o projecto de desenvolvimento de gás natural liquefeito (GNL), no qual empresas japonesas também estão investindo.

Além disso, uma parcela significativa do investimento, no valor de 45,91 milhões de dólares, será destinada à construção da Central Eléctrica de Nacala. Esta infra-estrutura desempenhará um papel fundamental na redução do déficit de energia entre oferta e demanda no país, contribuindo assim para o seu desenvolvimento económico e social.

Por fim, o terceiro acordo, no valor de 6,68 milhões de dólares, proporcionará apoio ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDC) para fortalecer as capacidades das autoridades moçambicanas na prevenção e investigação de crimes de terrorismo, tanto em terra quanto no mar.

Esses investimentos demonstram o compromisso contínuo do Japão em apoiar Moçambique em áreas-chave para o seu desenvolvimento, e espera-se que tenham um impacto significativo na segurança, infra-estrutura e capacidade institucional do país.

Noticias Relacionadas

Mphanda Nkuwa exige robustez regulamentar e estrutura financeira para atrair capital privado, destaca GMNK no Africa50

- Pressão regulatória e institucional exigem estrutura financeira sofisticada. -...

BM doa 6,4 biliões de USD para Mphanda Nkuwa

O Banco Mundial planeia fornecer financiamento de dívida e...

Moçambique investe em refinaria para garantir independência no sector da energia

Moçambique vai construir uma refinaria modular de grande escala...

Grupo petrolífero multinacional interessado no sector energético

O presidente do Grupo petrolífero HASS, Abdinasir Ali Hassan,...