Quinta-feira, Maio 9, 2024
spot_img

Syrah Resources assegura financiamento de 64,73 milhões de dólares para mina de grafite

A mineradora australiana Syrah Resources anunciou a garantia de um financiamento de 64,73 milhões de dólares para impulsionar as operações na mina de grafite localizada em Balama, província de Cabo Delgado.

O financiamento foi obtido através da colocação de uma oferta de direitos para financiar também o projecto Vidalia, sediado nos Estados Unidos da América (EUA). O maior accionista e principal fundo de pensão australiano, AustralianSuper, concordou com a conversão de títulos emitidos em Junho de 2019 e Dezembro de 2023 em novas acções da mineradora.

Em Setembro do ano passado, a Syrah revelou que prevê receber um financiamento norte-americano de 150 milhões de dólares para a subsidiária Twigg Exploration & Mining, que opera a mina de grafite de Balama.

A conclusão da operação de financiamento a 13 anos, através da DFC, agência de financiamento e desenvolvimento do Governo dos EUA, permitirá custear os requisitos de capital das operações locais de grafite, uma das maiores reservas mundiais daquela matéria-prima, utilizada em baterias de carros eléctricos. Além disso, possibilitará estudos de viabilidade para o desenvolvimento do recurso de vanádio de Balama e a expansão actual e futura da instalação de armazenamento, servindo ainda à sustentação das operações de Balama.

O empréstimo proposto pela DFC está alinhado com o compromisso de promoção dos acordos e parcerias comerciais e de investimento entre os EUA e África, visando também garantir a implementação de cadeias de fornecimento em Moçambique, financiar investimentos na operação de mineração e processamento de grafite da empresa em Balama, e aumentar a produção e diversificar a cadeia de abastecimento global de grafite, que é um mineral crítico para uma gama de produtos de energia limpa e tecnologia avançada.

Este investimento conduzirá também à criação de emprego e ao investimento em infra-estruturas locais, garantindo simultaneamente elevados padrões ambientais e sociais essenciais para uma mineração responsável, conforme destacado na declaração do Governo norte-americano na recente Cimeira do G20 de 2023 em Nova Deli, Índia.

Entrevistas Relacionadas

Estudo revela potencial de gás natural na Bacia de Maniamba em Niassa

Um grupo de cientistas está estudando o potencial energético...

MMEC 2024: “Balança comercial do país é sustentada pela indústria extractiva” Filipe Nyusi

A indústria extractiva, vista como um dos principais pilares...

Inicia a 10ª Edição da Conferência e Exposição de Energia e Mineração de Moçambique

Moçambique acolhe hoje à décima edição da Conferência e...

Sasol investe 40 milhões de dólares nas empresas locais

A Sasol Moçambique demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento...